14 Ago

Porque os backups em lojas WooCommerce são essenciais?

Fazer backups regulares da sua loja WooCommerce pode economizar milhares de perdas de receita, horas de trabalho e uma tonelada de sofrimento. 

Erros acontecem e às vezes mesmo as coisas simplesmente dão errado. Para uma loja online, um site com problemas rapidamente resulta em perda de receita, uma reputação danificada e altos custos de desenvolvimento. 

Mas, com a solução certa, você pode restaurar todo o seu trabalho em alguns minutos e estar aberto aos negócios mesmo antes que alguém perceba que você teve problemas. 

Motivos comuns pelos quais você precisa de um backup 

A cada minuto que sua loja fica offline, você perde vendas. E o dano é mais do que apenas financeiro: você pode prejudicar sua reputação, enviar clientes frustrados diretamente para um concorrente e perder o trabalho árduo que colocou no seu site. Os backups garantem que cada palavra, imagem, postagem, transação ou qualquer outra alteração feita no seu site seja salva em outro lugar, caso você precise disso mais tarde. Aqui estão alguns motivos pelos quais você pode precisar restaurar o seu site a partir de um backup:

1. As atualizações vão para o lado

Um dos motivos mais comuns pelo qual um website WordPress quebra é uma atualização de plug-in. Isso é ainda mais provável se você tiver um código personalizado no seu site, usar muitos plug-ins de terceiros ou não atualizar o seu tema ou extensões por algum tempo. 

O seu site pode ficar totalmente offline ou, mais provavelmente, parte dele não funcionarão corretamente. Ter um backup permite que você restaure sem dor o seu website de volta ao que era antes da atualização que deu origem ao problema.

2. Você tenta algo novo … e não funciona bem

Um erro inocente ao editar o design da página, adicionar funcionalidade ou alterar o código pode causar grandes dores de cabeça. Com um backup, você pode experimentar com confiança. Se algo der errado, volte para a versão mais recente. 

3. Malware compromete o seu site

As grandes corporações não são as únicas empresas que são atacadas. Os bots automatizados vasculham a web em busca de pontos fracos, e até mesmo pequenas lojas estão em risco de malware injetado ou código malicioso. São cada vez mais comuns os bots para minerar criptomoedas. Esses códigos maliciosos fazem uso dos recursos do seu website e tornam todo o serviço lento. Ter um backup é a maneira mais segura de garantir que você possa restaurar o seu site para uma versão limpa. 

Nossa ferramenta recomendada: Updraft Plus

Como configurar o plugin UpdraftPlus WordPress – Hospedagem WordPress Locaweb

O plugin UpdraftPlus WordPress Backup é muito fácil e rápido de configurar. Mostraremos nesse tutorial criado pela empresa localweb, o passo a passo para instalar e configurar o UpdraftPlus,  usaremos como exemplo o armazenamento no Google Drive.

Em alternativa, poderá deixar essa tarefa a cargo dos profissionais.

Disponibilizamos vários planos de assistência técnica especializada em Worpress, adaptável à dimensão do seu projeto.

Conheça os nossos planos aqui.

artigos relacionados